UM DESEJO ARDENTE

UM DESEJO ARDENTE

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU

DE QUANTA FÉ VOCÊ PRECISA PARA ACREDITAR NESTE LIVRO?
Os Céticos à religião, acreditam que livros como este, não são confiáveis, no que se refere a objetividade, porque são escrito por pessoas religiosas que tem suas crenças. Na verdade é dessa maneira que os céticos veem a biblia. Ela é um livro tendencioso, escrito por pessoas tendenciosas.
A avaliação dessas pessoas, pode ser verdadeira para alguns livros sobre religiões, mas não é verdadeira para todos eles. Se fosse assim, não se poderia confiar em nada que se lêia sobre religião, incluindo livros escritos por ateus ou céticos, porque todos escritor tem um ponto de vista sobre religião.
Portanto o que isso significa para voce leitor? Você deveria desacreditar aquilo que um ateu escreve sobre o cristianismo, simplesmente porque o autor é ateu? Não necessariamente porque ele pode estár dizendo a verdade? Você deveria desacreditar no que um cristão escreve só porque ele é cristão, mas uma vez, não necessariamente porque ele pode estar dizendo a verdade? Mas, e quanto a tendência do autor? será que essa tendência fatalmente corromperá a sua objetividade? Se fosse assim, nenhum livro seria objetivo, incluindo aqueles escritos pos ateus e céticos. Porque ? porque todos os livros são escritos por uma razão e todos os autores tem uma tendência e eles (ou pelo menos a maioria deles) acreditam naquilo que escrevem! Contudo, isso não significa que aquilo que escrevem, seja falso, ou que não seja objetivo. Ainda que os autores muito raramente sejam neutros em relação ao seu objeto de pesquisa (motivações pessoais nos fazem escrever) todavia podem apresentá-los de maneira objetiva. Vejamos um exemplo;" Os sobreviventes do Holocausto", certamente não foram expectadores passivos, Acreditavam plenamente que os nazistas estavam errados, e foram levados a relatar as suas experiencias de modo que o mundo jamais pudessem esquecer-se do Holocausto e espera-se que jamais o repita. Será que sua paixão ou suas intenções, fizeram torcer os fatos? não necessariamente. O fato é que sua paixão pode ter produzido o efeito oposto. Enquanto a paixão pode induzir algumas pessoas a exagerar, também pode levar ainda outras a serem ainda mais meticulosas e precisas a ponto de não comprometerem a credibilidade da mensagem que deseja comunicar. (Trecho no livro de Norman Geisler & Frank Turek) De fato, como bem expôs o célebre autor, estes são alguns dos fatores que não deixam que a verdade sobresaia, A corrupção humana, sua tendências interesseiras, seus caprichos, e o orgulho, o mais terrível, que faz com que a pessoa despreze todo conhecimento que seja contrário as suas opiniões, sem nem mesmo avaliá-las. (Leia o livro, muito bom mesmo).

Nenhum comentário: